27.10.12

Por outro lado, vários desses personagens de Debret têm um ar distante, de quem se mantém um tanto apartado das circunstâncias. No vendedor de flores, a elegância do gesto talvez justificasse a opinião de historiadores que, como Jeanine Potelet, criticaram Debret por criar uma "[...] imagem sem inquietude nem pesar de negros que compartilham a plenitude serena das figuras antigas". Não me parece falso, no entanto, identificar no gesto estudado uma resposta ao excesso de proximidade decorrente dessas atividades meio promíscuas, em que a necessidade do escravo dava ocasião ao exercício da arrogância dos brancos. Um pouco como o garçom de Sartre, que para manter a liberdade comporta-se como autômato.  
(A forma difícil, Rodrigo Naves, pp. 85-87)

Ora, bolas: O som ao redor!
Pé na bunda dos franceses.

lembrete: não esquecer de mudar tudo.

21.10.12

lembrete:




O som ao redor, Kleber Mendonça Filho, 2012
Tabu, Miguel Gomes, 2012

Profusão de imagens dialéticas,
lições de História e espelhamento:

fundir tempos distintos não é torná-los indicerníveis, 
mas o contrário –– a necessidade de fundi-los os torna notáveis;

para se filmar a ausência é preciso compreender como filmar ruínas,
pois é lá que as coisas estão unidas mudamente;

falar do Cinema –– pela forma e como forma histórica –– se torna incontornável.

12.10.12

Túmulo, túmulo, túmulo
(conferir conto do MA)

O que era boca aberta diante do Sublime,
agora é sono diante do Capital.
Fisiognomonia.

Ficamos fisicamente a perder (Sch),
mas nada além disso.
Soft resistence.